sexta-feira, 30 de novembro de 2007

“Ano? Novo? Vida? Nova?”





“Ano? Novo? Vida? Nova?”





Sempre me intrigou essa famosa frase de Reveillon: “Ano novo... Vida nova”. Quanto aos termos “novo” e “nova” nada em particular para ser discutido, pois tudo sempre muda... E de forma metafórica sempre há algo novo, e o começo de uma nova fase. Mas o questionável são “Ano” e “Vida”. Comecemos, então (após a breve introdução) os questionamentos.


Ano é medição de tempo? Ano... Qual? Ano... para Quem? Ano... para qual Cultura? Bom ter um sistema para organizar as coisas. Mas e quando este é dependente de algo que não necessariamente você aprecia, segue, ou acredita??? Religião! Ano para Qual? Já nascemos com Religiões! Com Deuses e Deuses! E ficamos fechados em apenas uma Religião... e em uma das que só acredita em apenas unzinho Deus!


Ano é medição de tempo? 23:59 de 31 de Dezembro é tão diferente de 00:00 de 1º de Janeiro? E se ainda for 24:00 de 31 de Dezembro?!? Aliás... O dia tem 24 horas? E o ano Bissexto?!? Houston... We Have a Problem! Quanto tempo tem o ano? Quanto tempo dura o tempo? Quanto tempo tem o Espaço? Houston... We Have a Problem! Ano = 365 dias! 1 dia = 24 horas?!? Sem esquecer do horário de verão! Brasília Nós Temos um Problema! Comemoramos o Ano Novo de forma a ser algo tão artificial que nem meia noite é! Só o é marcado nos relógios por causa da política do Horário de Verão. Gente, então estamos brindando com champagne e soltando rojões às 23:00? Deveríamos esperar até que nossos relógios registrem 01:00 do dia 1° de Janeiro? Quanta artificialidade!


Falando em artificial... Porque esse dia: 31 de Dezembro? Que Lua marca? Marca posição do Sol? Marca Posição da Terra? Por que não comemoramos a cada fase da Lua? Por que não comemoramos a cada Estação do Ano? Aqui no Brasil isso seria uma maravilha! Tudo é festa... as referências para a contagem ao longo de um ano é algo mais ou menos assim: começa depois do Carnaval, daí tem a Páscoa, férias do meio do ano, e por aí vai... sempre com feriados (sendo que muitos dos lembrados são só os religiosos) e que ao máximo são emendados aos fins de semana, chega então o Natal e por fim o Reveillon. Imaginem se fossem 4 “Reveillons”? Era o ano todo praticamente um Carnaval só! E se seguíssemos também pela Lua pessoas agradeceriam! Acompanhariam direitinho a melhor época de cortarem e tratarem seus lindos e sedosos e volumosos... pêlos sobre a cabeça! Brincadeiras preconceituosas a parte, acredito mesmo que estamos errados ao comemorarmos apenas no dia 31 de dezembro.


Ainda no quesito artificialidade da aculturação do povo, nem entrarei em maiores perguntas sobre a questão de numerologias e astrologia. Mas é que acredito não termos nascido num dia e horário em que o Espaço (que é Natural) vá ser facilmente compatível com esse mesmo dia e horário em que a Política (que é Cultural / Artificial) possa registrar.


Um dia passa mais rápido quando o aproveitamos ao máximo, e tão devagar quando ficamos esperando algo acontecer. Tempo é relativo! Ano é medição de tempo? Por isso ano é relativo? Não! É relativo, por justamente ser uma artificialidade de tentativa de controle humano sobre algo que não enxergamos, mas queremos poder ter o controle, ou avançar e pegar.


Somos como touros (não da Astrologia, o animal), não vemos a tonalidade vermelha (nem a espada que há por trás), mas lá está a flâmula do toureiro. O que nos intriga é o balançar dela... Porém desconhecemos muitas coisas, e o toureiro que nos servia de artificialidade para balançar a flâmula, é o que ira nos trair. Por não termos o controle.


Só mais alguns questionamentos (juro!). Quanto ao “Reveillon” por que do estrangeirismo? Por que champagne? E no Natal um velho Noel todo barbudo e encapuzado de roupa em pleno verão brasileiro! “Halloween”? Viva o folclore nacional! Estamos tão perdidos em uma mistura de ideologias, globalizações, e aculturações, quem nem sabemos muito bem onde estamos. Quando estamos! Em que ano estamos? “Estamos”?... Ano é espaço?!? Tempo e espaço!!!


Bom, enfim, apesar dos pesares e de todos os dizeres... Feliz Ano Novo! E que Novos questionamentos lhes apareçam, e façam suas vidas sempre se renovarem. Vida? Quando começa a vida? No parto? Na fecundação? Na formação do cérebro? Do coração? Vidas Passadas?!? Vida depois da Morte? Morte?!? Fim da Vida? Morte... um ciclo da Vida?!? Hehehe... Hahaha...




Que vocês sempre vivam e vivenciem cada vida vivida a cada momento!

Nenhum comentário: