terça-feira, 19 de outubro de 2010

"Sofre Flores"

"Sofre Flores"



Um poeta sofre...
Não há palavras, em quantidade qualquer,
suficientes para medir o seu sofrer.
Mas vou resumir metaforicamente,
ou discursar em versos?

- Afinal, poeta, sofres de que?
O poeta reflete:
- "Tudo"?

As flores que já não nascem mais me fazem sofrer.
E das que supostamente vivem...:
As flores que são pisadas me fazem sofrer
(e mesmo que sem querer)
As flores arrancadas me fazem sofrer
(e pétala por pétala ou um talo todo de vez)
As flores geneticamente modificadas me fazem sofrer
(e outras cientificidades artificializadas não artísticas também)
As flores para as namoradas me fazem sofrer
(e os clichês novelísticos de relacionamentos também)
As flores para o velório me fazem sofrer
(e a morte num geral já não tem mais me feito sofrer tanto)
As flores das monoculturas me fazem sofrer
(e outras culturas monos também)
As flores vendidas me fazem sofrer
(e as pessoas vendidas também)
As flores de plástico me fazem sofrer
(e todos os outros plásticos também)

As flores me fazem sofrer.
E os seus, e os meus, espinhos também.

Nenhum comentário: